
Na noite desta segunda-feira (22), a Câmara Municipal de Porto de Esperidião em parceria com o Ministério Público, pais e mães realizaram uma Audiência Pública com o tema, Políticas Públicas de Atendimento a Crianças e Adolescentes Neurodivergenes.
Neurodivergente refere-se a uma condição em que o funcionamento cerebral difere significativamente do que é considerado típico ou neurotipicamente esperado.
Essa abordagem reconhece e celebra a diversidade no espectro neurológico, incluindo condições como autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia e outros.
A neurodivergência desafia a ideia de uma norma única para o funcionamento cerebral, promovendo a aceitação e inclusão de todas as formas de cognição.
Essa perspectiva busca desestigmatizar e desafiar preconceitos em relação a indivíduos neurodivergentes, reconhecendo suas habilidades únicas e contribuições para a sociedade.
Em vez de patologizar as diferenças, o termo neurodivergente destaca a variabilidade natural no funcionamento cerebral.
A promoção da compreensão e aceitação da neurodiversidade contribui para criar ambientes mais inclusivos e capacitadores, onde as pessoas podem prosperar independentemente de suas características neurocognitivas e independente de se encaixarem no padrão.
Participaram como palestrantes o Dr. Samuel Sampaio, advogado especialista em direito médico, e Dra. Paola Fadul, médica neurologista infantil, que alertaram os pais sobre diagnóstico precoce e orientação sobre os direitos de casa da pessoa neurodivergente.
A população compareceu em grande massa debatendo e sanando suas dúvidas em relação ao assunto debatido.
“Quero agradecer a cada pessoa que participou da audiência, em especial aos pais e mães que plantaram em meu coração a semente de poder fazer parte desta luta que árdua, cansativa, mas transformadora. Meu coração se encheu de emoção ao ver a participação de todos”. Disse Isamara Ramos.

11-03-2025
02-01-2025

23-12-2024